terça-feira, 13 de setembro de 2016

Nove virtudes da mulher sunamita

A história relata uma mulher rica, casada com um homem idoso, sem filhos.
Essa mulher não tem nem seu nome mencionado na Bíblia , apenas que ela morava em Suném.
Essa mulher não tinha filhos e naquela época a mulher que não tivesse filhos era considerada amaldiçoada.
Essa cidade ficava perto  do monte Carmelo, era um lugar importante e tinha um comércio próspero.
Suném era a rota que o profeta Eliseu fazia cada vez que dirigia-se ao seu lugar de  retiro espiritual, onde adorava o Senhor e oferecia sacrifícios, no monte Carmelo onde desafiou os profetas de Ball.
Essa mulher rica observava que o profeta passava por esse caminho e a distância que ele percorria era mais ou menos 52 Km, então ela se constrangeu em ajudar com alimentação e um bom descanso.

Meditando nessa passagem Bíblica, encontrei algumas virtudes que todo cristão e principalmente nós mulheres deveríamos ter.
Vamos então ver quais são as virtudes.

1-Solidaria
Já no versículo 8 vemos que a mulher era bondosa, se comprometeu em ajudar o seu próximo, não porque era rica, mas porque tinha o "dom" da bondade,era uma mulher virtuosa. (Pv. 31:1220)(Cl. 3:12)
Revesti-vos de entranhas de...
Isso quer dizer algo que está arraigado, aquilo que não é fácil de arrancar.
 A bondade, a humildade, a mansidão e a paciência (ou longanimidade) são qualidades que precisam fazer parte da vida de todo cristão.

2-Observadora (v 9)
Observar não é o mesmo que reparar.
Tem pessoas que repararem tudo, pra ver algum defeito,falhas só pra criticar, julgar,veja o que a Bíblia fala sobre isso em Tiago 4:11.
Mas essa mulher observava pra poder ajudar, já que  era solidária, ainda mais que valia a pena pois era homem de Deus.

3-Submissa (v 10)
Ser submissa é respeitar, não passar por cima, é deixar a autoridade ou as decisões para o marido tomar.
A mulher apresenta a idéia, mas o final é o homem que decide.
Tem mulheres que difamam seus maridos, contam seus defeitos e até expõe ao ridículo falando alto ou até gritando em público. (Ef. 5:22-24)

4-Generosa (v 10)
Essa mulher além de querer construir o cômodo para o profeta queria também mobiliar, ela sabia que pra um bom descanso e meditação precisava desses objetos.(veja os objetos do quarto de Eliseu)

5-Prudente (V 21)
A mulher que é prudente não tropeça em seu caminho (Pv. 3:23), será bem sucedida, o que fazer dará certo. 
A mulher prudente é aquela que analisa os fatos, antes de qualquer decisão, sendo prudente tomará decisões sábias. 

6-Sábia (v 22-29)
Veja a sabedoria dessa mulher, ela não disse nada ao seu marido, mesmo passando por um momento difícil, ela diz que ia tudo bem. 
Se ela tivesse falado ao seu marido, certamente seu marido iria providenciar um ofício fúnebre. 
Mas ela decidiu recorrer ao homem de Deus que tinha profetizado aquela gravidez. 
Há mulheres que esperam o marido chegar em casa depois de um dia de trabalho e usam a língua como se fosse uma  metralhadora, despejam um monte de reclamações, nem esperam ele dizer: Oi amor!
Sem alarmar ela saiu, comunicou ao marido onde ia, mais não encheu a cabeça do marido com os problemas.
Essa mulher não queria que comentasse com ninguém o acontecido, pois quando falamos com alguém assuntos de nossa vida  pessoal, principalmente com pessoas que não são maduras espiritualmente, corremos o risco de nos chatearmos ou ainda de termos conselhos errados, que não são concernentes aos ensinamentos Bíblicos. 
E se também não formos o suficiente maduro na fé podemos até desfalecer por falta de apoio certo. 
A mulher sabia que não era o lógico deixar o filho morto na cama, mas ela sabia que indo falar com a pessoa certa, o profeta, algo de bom, uma boa palavra viria, ele saberia o que fazer. 

7- (v 25a)
Essa mulher deve ter pensado : já que foi por uma profecia dele que eu tive meu filho, então vai ser por intermédio dele que o meu filho vai reviver.
Não que nós vamos sair atrás das pessoas que profetizaram em nossas vidas, é que nesse tempo os profetas é  que intercedam.
E outra,  foi permissão de  Deus que aconteceu a morte do menino, para ver se aquela mulher não  desfalecia ou murmurava.
Pois quando Deus promete Ele cumpre e não  volta atrás, as consequências somos nós que fazemos acontecer.

8-Perseverante (V 27-30)
Ela disse eu vou quando você for.
É como se ela falasse : eu não te deixo até ver o milagre acontecer. 
Ela não desistiu em nenhum momento.

9-Grata (v 36)
Nunca devemos deixar de agradecer a Deus, independentemente da circunstância.
Seja nos momentos alegres, seja nos momentos de dor, agradeça.
Não tem coisa pior que  a ingratidão.
Quantas vezes abençoamos alguém com uma quantia financeira, ou alimentação, roupas e nem sequer escutamos um muito obrigado ou Deus te abençoe.
Quando você receber uma bênção de Deus não o deixe, continue na casa de Deus lutando por seus sonhos, por sua família.
Não deixe Jesus quando receber sua bênção. Não devemos ser como aqueles leprosos, foram abençoados, curados, mas somente um voltou agradecer a Jesus. (Lc 17:11-19)

Amados, temos muito que aprender com essa mulher, quantas vezes nos portamos como mulheres tolas, imprudentes.
Sentimos que algo não vai bem mas não temos a visão espiritual que essa mulher teve.
Ela observou e viu que era algo bom.
Mas quantas de nós percebemos que algo está errado e não  agimos com prudência, como a mulher sábia, e já tratamos de ir derrubando tudo.
Observe,seja submissa, continue sendo generosa, prudente,cautelosa usando sua fé com muita oração e coração a gradecido.

Com amor:
                     Adriane Romanowski
                                                       Mensagem ministrada no ano 2012